recomeçando uma atividade física
Toda vez que converso com alguém que quer iniciar uma atividade física e nunca praticou na vida esse esporte, há um lado que sempre se revela positivo: o simples fato de não ter praticado anteriormente. Pode parecer engraçado, mas o retorno à prática de uma atividade física é, na maioria das vezes, bem complicado. Digo sempre que, recomeçar é, muitas vezes, mais difícil do que começar.
Primeiro porque temos um referencial do que já fizemos e já fomos e, ao nos compararmos com o passado, queremos chegar logo ao ponto que já estivemos um dia, muito rapidamente. Para quem está só começando, certamente a paciência é maior para aprender e corrigir os erros.
Por isso, para você não se desiludir e não desistir da prática mais uma vez pela metade, sugiro alguns cuidados e atenções:
- Não coloque metas em curto prazo;
- Tente não se comparar com o que você foi e o que fazia;
- Escolha uma atividade e/ ou um esporte que tenha maior afinidade;
- Se for o caso, chame um amigo para praticar ao seu lado;
- Não acelere o processo e pense que, ao fazer isso, você pode se machucar, ter uma lesão e até perder o prazer pelo esporte;
- Não inicie praticando muitas vezes por semana só porque anteriormente treinava quatro, cinco ou seis vezes por semana.
Lembre-se que você tem que iniciar como qualquer outra pessoa que está parada. Comece com dois ou três treinos por semana. Isso é o suficiente. Aos poucos, poderá aumentar a carga. Ou seja, tenha calma e saiba que, para qualquer pessoa, mesmo para quem já praticou, o prazer vem aos poucos e, se você sufocar demais seu corpo no começo, provavelmente irá se estressar. E, aí, a chance de abandonar os exercícios será grande.
0 comment(s):
Post a comment
<< Home